Digite o produto que deseja buscar

O que é e como praticar o pilates

O que é e como praticar o pilates

O Pilates é um exercício atualmente popularizado e comentado, porém muitos ainda não conhecem quais são seus benefícios e o que consiste a sua prática. A técnica foi desenvolvida por Joseph Pilates, que era filho de ginasta e desde pequeno sofria com problemas de saúde. Aos quatorze anos de idade começou a estudar áreas relacionadas ao funcionamento do corpo humano e práticas já existentes, como o Yoga e a musculação. Joseph acreditava que seus problemas de saúde estavam relacionados a sua má postura e sua respiração ineficiente, portanto começou a melhorar estes enquanto praticava exercícios ao ar livre.

O Pilates é um método que consiste na execução de exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo. Os movimentos priorizam o equilíbrio, dando ênfase para a qualidade dos movimentos e não a quantidade, trabalhando vários grupos musculares ao mesmo tempo. A prática desse exercício mistura a força com a flexibilidade, o que melhora a postura, alonga e tonifica os músculos de forma que o praticante se sinta revigorado após o exercício.

O método consiste em seguir seis princípios: Centro da Força: se baseia em fortalecer os músculos que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Concentração: sua mente transforma um pensamento em movimento e através da concentração há uma consciência do corpo e uma atenção maior para que todos os exercícios sejam feitos com maior eficiência. Controle: o aprendizado motor dos movimentos está relacionado com a concentração. Com este princípio há a conscientização do corpo e seu controle garante movimentos suaves e harmônicos.

Fluidez: contribui para a leveza dos movimentos e proporciona somente o gasto necessário para cada movimento, protegendo os tecidos corporais de possíveis desgastes prematuros.

Precisão: está relacionada a melhoria no controle e equilíbrio dos músculos, sem o gasto desnecessário de energia.

Respiração: a respiração é coordenada com o movimento, sendo a expiração forçada e a inspiração feita da maneira mais natural possível. Essa junção da respiração com o exercício utiliza a musculatura profunda do abdômen e promove uma estabilização da região lombar e o relaxamento da musculatura inspiratória. O Pilates também promove a perda de calorias, porém esse não é o foco do exercício. A modalidade pode ser feita como Pilates solo ou em aparelhos. O solo consiste no uso do próprio corpo ou na integração de acessórios e o Pilates com aparelhos é realizado no mesmo, onde a estrutura básica é composta por molas que são classificadas por cores, de acordo com sua intensidade.

BENEFÍCIOS Alguns benefícios ao praticar Pilates:

 Melhora a postura;

 Aumenta a resistência física e mental;

 Deixa a coluna mais forte e flexível;

 Previne e recupera lesões;

 Trabalha a percepção do corpo e da mente;

 Aumenta a coordenação motora e o equilíbrio.


A Taquion salienta que a prática do Pilates precisa ser feita com o acompanhamento de um profissional para evitar que ocorra algum tipo de lesão e também para proporcionar o melhor aproveitamento do exercício. Como qualquer atividade física, para a sua pratica correta, é importante que ocorra o uso de uma vestimenta específica, que proporcione o conforto exigido e que possua qualidade.


CURIOSIDADE: A técnica desenvolvida por Joseph Pilates foi aplicada em outras pessoas por volta do ano de 1914 durante a Primeira Guerra Mundial, quando Joseph foi preso e enviado para um campo de concentração na Ilha de Man. Eram improvisados exercícios realizados em uma cama, onde até os presos mais debilitados conseguiam praticar. Estima-se que houve de fato a melhoria de muitos que praticaram os exercícios, e que teriam sobrevivido a grande pandemia de 1918 devido a boa forma que adquiriram.

Produtos que você pode gostar

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Loja Taquion
©2019 - Todos os Direitos Reservados
Scroll

Aguarde...