Digite o produto que deseja buscar

Conheça algumas das modalidades do montanhismo!

Conheça algumas das modalidades do montanhismo!

Você já ouviu falar em montanhismo? A definição dessa prática esportiva contempla mais de uma modalidade, embora muita gente acredite que se trata de uma coisa só. O montanhismo abrange modalidades esportivas diversas, podendo ser a Escalada, o Rapel e as caminhadas em montanhas.
Quem se aventura nesse tipo de prática, em geral, se utiliza de montanhas médias, com até 2.500 metros de altitude. O objetivo é chegar até o topo com a ajuda de técnicas e ferramentas especiais. Porém, essas atividades também podem ser praticadas em locais fechados, como academias, com equipamentos que simulam os terrenos íngremes.

A ESCALADA

A escalada pode ser praticada tanto em montanhas propriamente ditas, ou paredes de simulação, em ambientes fechados ou abertos. Em qualquer situação, os equipamentos usados são praticamente os mesmos. É de extrema utilidade o pó de magnésio para enxugar o suor das mãos, bem como capacetes, sapatilhas especiais e cabeamento específico.
Numa única montanha podem haver diferentes níveis de dificuldade, angulação da parede e ergonomia dos obstáculos. Além disso, é um esporte que pode ser praticado em grupo ou individualmente.

RAPEL

O rapel se define pela prática de descer montanhas, prédios, paredões, cachoeiras, penhascos, pontes, etc. Pelo fato de ser o oposto da escalada, ambos podem ser combinados numa mesma aventura, tornando a experiência mais desafiadora.
É possível, durante a descida, realizar manobras como balançar ou se colocar de ponta cabeça. É um esporte que exige bastante força, técnica e atenção, como qualquer esporte radical.
No rapel é fundamental o uso das luvas, pois o atrito com as cordas pode ocasionar lesões nas mãos e queimaduras.
Existem duas formas de se praticar: O rapel positivo, que é quando o atleta toca a parede com os pés durante a descida, e o rapel negativo, em que não há contato dos pés com a parede. Ambos também podem ser praticados indoor (ambientes fechados) ou outdoor (ao ar livre).

CAMINHADAS EM MONTANHAS

Essa é uma atividade que pode ter vários níveis de intensidade e dificuldade. Pode-se, por exemplo, caminhar por um dia apenas, seguindo trilhas em torno de montanhas, sem se arriscar nas paredes, assim como pode-ser também encerrar o dia com acampamento para retomar a trilha no dia seguinte. Dessa forma, a carga precisa ser maior, pois na bagagem, além da mochila de suprimentos, também precisa contar com barracas e/ou sacos de dormir.
É um esporte menos intenso, mas não menos cansativo, pois longas horas de caminhada com
mochila nas costas em terreno irregular não são para qualquer um!
Para saber um pouco mais sobre o montanhismo, que também é um estilo de vida, existe um blog chamado NAMASTRIP, em que o maringaense Pedro Abrão e seus amigos contam suas experiências praticando o montanhismo pelo mundo. Vale a pena conhecer!



Postagens Relecionadas

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Loja Taquion
©2018 - Todos os Direitos Reservados
Atendimento Scroll

Aguarde...