Benefícios das roupas com proteção UV

Benefícios das roupas com proteção UV

Benefícios das roupas com proteção UV


 Você já ouviu falar das roupas com proteção UV? Essas peças cheias de tecnologia trazem tantos benefícios para a nossa pele que fica fácil entender o porquê do sucesso delas. Para entender como é vantajoso investir em peças como essas, separamos algumas informações, mas primeiro vamos entender o que são os raios UV e o que eles podem causar.


Raios UVA e UVB


 UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B) são dois tipos de raios produzidos pelo sol que embora não possamos ver, podemos sentir seus efeitos em nossa pele e saúde.

 Os raios UVA são os mais nocivos a nossa saúde. Eles chegam até nós todos os dias, independente da temperatura. Entre os problemas que eles podem trazer estão as manchas na pele, alergias, envelhecimento precoce e até câncer de pele. 

 Os raios UVB por sua vez, ainda que sejam graves, são mais superficiais se comparados ao ultravioleta A. É de extrema importância se proteger contra esses raios também, pois eles penetram mais facilmente na pele e podem causar vermelhidão, ardência e queimaduras solares. Os raios UVB são mais intensos no verão.

 Há ainda um terceiro raio UV, o ultravioleta C. Este é bloqueado completamente pela camada de ozônio, sendo impedido de chegar até nós. 


Diferença entre o tecido comum e com proteção solar


 Talvez você já saiba ou imagina que os tecidos comuns oferecem proteção máxima de fator 7, ou seja, reduzem em até 7 vezes os riscos, mas essa proteção cai para 3 se o tecido estiver molhado.

 Os tecidos com a tecnologia de proteção UV são equivalentes a um protetor solar fator 30, com um grande diferencial na praticidade. Enquanto o protetor solar precisa ser aplicado de duas em duas horas para manter sua ação, as roupas não possuem essa mesma validade. Você pode usar a peça um dia inteiro, pode praticar suas atividades ao ar livre ou curtir uma praia, que mesmo molhado, o tecido continua protegendo até 30 vezes mais.

 Muitas pessoas podem duvidar dos benefícios que esses tecidos tecnológicos oferecem, pois fisicamente, eles não aparentam ser tão diferentes dos tecidos comuns. Mas as suas características de proteção solar se dá no momento da fabricação. A fibra escolhida é feita a partir de fios de dióxido de titânio. Os tecidos que receberão a proteção passam por uma espécie de banho químico, contendo um aditivo de fotoproteção que garantirá a eficácia contra os raios ultravioleta. Após, o tecido funciona como uma barreira que não só impede que os raios ultravioletas cheguem até a pele como também os refletem de volta.

 Com tantos benefícios para nossa saúde, a vontade de ter um guarda-roupas exclusivamente com roupas de proteção solar só aumenta. 

 


Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Aguarde...