Digite o produto que deseja buscar

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO NA INFÂNCIA

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO NA INFÂNCIA

Palavras-chave: Natação, esportes, crianças, bebês, saúde, desenvolvimento, coordenação motora.

Especialistas recomendam que a natação deve ser inclusa na vida do bebê a partir dos 6 meses de idade. É nessa idade que sua adaptação na água já pode ser considerada segura. O movimento, durante os primeiros anos de vida, é essencial para que o bebê e a criança desenvolva os benefícios da estimulação precoce nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais que serão levados para a vida toda, pois ao repetir as experiências de movimento são criadas vias neurais que formam redes mais complexas que dirigem o seu desenvolvimento superior.

A natação, além de ajudar no desenvolvimento da coordenação motora, ajuda no condicionamento físico, que está ligado ao tônus muscular, força, agilidade e equilíbrio. Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, desenvolve noções de tempo e espaço, além de ajudar a prevenir o aparecimento de doenças respiratórias, melhora a percepção visual e auditiva, já que os movimentos na piscina trabalham todo o esquema corporal.
A natação desde a infância pode ainda diminuir o risco de afogamento, pois 52% das mortes por afogamento de crianças até os 9 anos acontece na piscina de casa, além de ser a segunda maior causa de óbito até os 4 anos.
O desempenho escolar também é beneficiado porque o esporte faz a criança se sentir mais segura nas atividades propostas e no relacionamento com os colegas. A energia gasta na piscina vai deixar a criança mais calma em sala de aula e ajuda a regular também os horários para comer pois o gasto calórico da natação abre o apetite e melhora o sono fazendo com que durmam em horários regulares, não acordando o tempo todo.

O fato das aulas de natação serem feitas em grupo também contribui para a cidadania da criança, gerando senso de liderança, participação, respeito ao próximo, solidariedade, cooperação, autonomia e autoconfiança.
Para que a prática da natação na infância seja efetiva e com a total segurança é necessário que sejam tomadas medidas a respeito de como serão feitas as aulas. As crianças precisam estar em piscinas certas para sua idade, com a profundidade adequada e jamais deverão ficar sozinhas em uma piscina grande. É de suma importância que haja acompanhamento de um profissional, por mais que a criança já saiba nadar, pois pode ocorrer alguma distensão ou câimbra por algum movimento efetuado errado.

Cuidados a serem tomados:

• Consulte o pediatra para verificar se o seu filho pode praticar natação;
• Confira se o professor está sempre de olho nas crianças;
• Verifique se a piscina está devidamente limpa;
• Enxugue bem os ouvidos da criança após a aula, para que não haja infecções no ouvido;
• Confira se é indicado para seu filho a utilização de tampões maleáveis;
• Ao retirar a criança da água, utilize toalha ou roupões;
• Após a natação, dê banho e vista sempre com roupas fechadas;
• Espere a temperatura do corpo voltar ao normal antes de sair do local para prevenir possíveis resfriados;
• A temperatura ideal da água da piscina é em torno de 26ºC;
• Certifique-se de comprar uma roupa adequada, como maiôs e sungas que suportem a abrasão do cloro e sejam confortáveis para os pequeninos;
• Se requisitado, compre toucas e óculos específicos para a faixa etária da criança.

Nós do Blog da Taquion recomendamos a você: para toda e qualquer prática em piscina é necessário que ocorra a supervisão de um adulto em tempo integral, por mais que a criança já saiba nadar. Todo o cuidado para a saúde e segurança de seus filhos é fundamental. Seguindo todos os passos é possível que seja feita uma atividade divertida e estimulante.

Postagens Relecionadas

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Loja Taquion
©2019 - Todos os Direitos Reservados
Atendimento Scroll

Aguarde...