facebook-domain-verification=3ibalgo09r8amo16qk6ylclw1c8tin

Benefícios de praticar Boxe

Benefícios de praticar Boxe

Quem quer levar uma vida mais saudável e busca uma atividade física para auxiliar nesse objetivo, pode se deparar com o boxe, que cada vez mais ganha novos adeptos nas academias como alternativa a outras modalidades mais comuns.  

 Os benefícios do esporte podem ser percebidos física e psicologicamente. Ele ajuda na socialização do aluno, diminui o estresse, melhora a força muscular, a resistência cardiorrespiratória e também a flexibilidade. Além desses benefícios, o aluno ainda pode desenvolver ou melhorar outros aspectos para o seu dia a dia, como disciplina, autoconfiança, desenvolvimento social e emocional, postura, respeito à diversidade, entre outros.

 Para entender melhor, vamos dar mais espaço a seguir para alguns desses benefícios:


  • Ajuda a emagrecer e melhora o condicionamento físico

 Se engana quem pensa que boxe se resume a golpes, isso porque exercícios aeróbicos como corrida e pular corda fazem parte das aulas, resultando numa melhora no condicionamento físico do aluno.

 Para quem quer emagrecer, o boxe pode ser uma excelente opção. O esporte não trabalha somente os membros superiores, mas também os inferiores, o que causa um grande gasto calórico. Por exemplo, uma aula de 60 minutos pode queimar até 1.000 calorias.

 É comum ouvirmos que o exercício físico corresponde a 30% do nosso emagrecimento, enquanto a alimentação corresponde a 70%. Com o boxe não é diferente, para atingirmos bons resultados, é necessário aliar o esporte com uma alimentação saudável.

  

  • Combate o estresse

 Se o seu objetivo é se desligar do estresse do dia a dia ou reduzir crises de ansiedade, o boxe também é muito indicado. Durante as aulas, o aluno consegue extravasar as frustrações do cotidiano e ainda ter um momento de distração.

 Mesmo que após a aula você retorne aos seus compromissos, é provável que se sinta mais bem-humorado, uma vez que a prática de alguma atividade física ajuda na liberação da endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.


  • Eleva a autoestima

 Com a melhora do condicionamento físico, os alunos podem otimizar ou corrigir suas posturas e comportamentos, superar seus limites e contar com o apoio de seus colegas, com isso, dar um up na autoestima.


  • Defesa pessoal

 Ainda que esse não seja o propósito das aulas, a agilidade e reflexo adquiridos nos treinos, junto com a prática de movimentos de socos e chutes podem ser muito úteis em uma infeliz necessidade.

 De certo modo, esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas procuram iniciar no boxe ou em outra arte marcial, especialmente mulheres.


 Gostou de saber um pouco mais sobre o boxe? Em nosso blog você encontra outras postagens como esta. Confira também os benefícios do ciclismo e o aumento da prática durante a pandemia.


Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Cadastre seu email / e receba ofertas e novidades