Digite o produto que deseja buscar

Banho gelado, quais são os seus benefícios?

Banho gelado, quais são os seus benefícios?

Com os desafios do dia a dia, inseguranças e decisões que precisam ser tomadas e toda a pressão social exercida sobre nós, nos sentimos cada vez mais intimidados e procuramos alternativas que nos ajudem a conseguir diminuir a inquietação e o estresse. Mas a questão é: quais são as medidas que podemos incluir em nossa rotina agitada que irão nos ajudar a melhorar a nossa saúde mental e física?

O Dr. Vitor Azzini explica em seu podcast quais são os benefícios para quem opta por tomar o banho gelado. A exposição ao frio ao tomar o banho gelado segundo o Dr. Vitor Azzini, serve para gerar uma resiliência física e mental. No que diz respeito a resiliência mental, está ligado a sair da zona de conforto e ser mais aberto e receptivo para passar por situações que são desconfortáveis, como tomar alguma decisão diferente porém necessária. Entre os benefícios físicos, o doutor cita a expressão gênica de duas enzimas que são estimuladoras do nosso metabolismo, a UCP1 que é uma proteína desacopladora encontrada na mitocôndria no tecido adiposo marrom chamada termogenina e que estimula a capacidade do nosso corpo em produzir calor na região da gordura marrom, e a pgc1 alfa que é reguladora da biogênese mitocondrial onde há o estímulo de força da célula, conseguindo melhorar sua função energética.

Quando se toma o banho gelado também ocorre a hormese, que é a adaptação do corpo ao estresse de curto prazo. Como receptores do nosso sistema corporal, existem dois tipos de opioides, o MU e o Kapa. O estresse pode se configurar como o bom e o ruim. No que se refere ao estresse ruim, o doutor Vitor Azzini destaca que ele é o que ocorre no dia a dia e que pode virar crônico. Ex: uma prova de vestibular, algum concurso, um assunto que precisa ser falado com alguém e que deixa a pessoa desconfortável. Há uma sobrecarga da glândula adrenal o que começa a gerar uma fadiga que pode se tornar crônica. O estresse positivo é brusco e faz bem, é algo que não é leve e se configura como curto e exagerado. Ex: sauna, exercício físico, tomar banho gelado e etc. Os receptores opioides, MU para endorfinas e morfinas que trazem prazer e o kapa, substância que tem efeito oposto a morfina que são as dinorfinas, que trazem a sensação de que algo ruim aconteceu. A importância do kapa é que com a frequência em que se toma o banho gelado, o corpo se adapta a essa hormese e diminuiu consequentemente o número de receptores, por isso há um menor desconforto e um aumento dos receptores MU opioides. Quanto maior o desconforto ao qual nos expomos, principalmente ao frio, maior os receptores MU opióides e menor o kapa, por hormese.

Geralmente pessoas que estão acostumadas com coisas fáceis e cômodas tem maior sensibilidade a coisas desagradáveis. Possuímos três tipos de gordura corporal: a gordura visceral, a do tecido adiposo e a gordura marrom. A gordura marrom é o que faz nosso corpo ter um bom metabolismo, aumentar a função e o nosso número de mitocôndrias. Há a melhora do humor e da ansiedade quando se toma o banho gelado. Quando o corpo se adaptar ao banho frio e começar a parar de tremer e estimular a gordura marrom, irá ser iniciado um efeito mais interno, a termogênese mitocondrial, aumentando o seu metabolismo. Para se ter uma idéia do significado de tomar banho gelado, a crioterapia é um processo terapêutico que se baseia na aplicação de uma temperatura gelada para o tratamento de disfunções inflamatórias e traumáticas.

A crioterapia é uma técnica que está sendo muito utilizada atualmente para o tratamento da dor e inibe as colagenases, que são enzimas que quebram as ligações peptídicas do colágeno. Com o banho gelado o indivíduo pode dormir melhor, tem o humor melhorado, consegue tolerar com maior facilidade o calor e o frio e consequentemente fica mais relaxado. Há também como o citado, a inibição das colagenases, que são enzimas que quebram as ligações peptídicas do colágeno. Também há a inibição da Tnf alfa na exposição ao frio, um quimio sinalizador que faz com que iniba a sinalização extrema na região inflamada, o banho gelado portanto é anti-inflamatório, antioxidante e diminui a liberação do radical peróxido de hidrogênio reduzindo a exposição aos radicais.

Mesmo você podendo achar algo totalmente diferente, o banho gelado pode ser iniciado aos poucos, diminuindo a temperatura do banho gradativamente. O importante é observar os efeitos que essa prática têm sobre você e como pode te ajudar, visto que cada organismo reage de forma diferente. Lembre-se que o desconforto inicial é normal e o seu corpo vai levar um tempo para se adaptar.

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Loja Taquion
©2019 - Todos os Direitos Reservados
Scroll

Aguarde...