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ALIMENTAÇÃO PÓS-TREINO

ALIMENTAÇÃO PÓS-TREINO

Palavras-chave: Alimentação, Saúde, Pós-treino, Pré-treino, Musculação, Proteína, Exercício;

Para conseguir alcançar o objetivo desejado de forma eficaz no que diz respeito ao exercício físico, a alimentação entra como um item fundamental. A alimentação pós-treino é tão importante quanto a do pré-treino. Nutricionistas recomendam que carboidratos sejam ingeridos antes dos exercícios e proteínas após as atividades.
Na alimentação pré-treino o principal objetivo é manter a glicose equilibrada, o que irá evitar a hipoglicemia. O ideal é consumir alimentos de baixo ou moderado índice glicêmico, pois o principal objetivo de uma alimentação pré-treino é evitar a sensação de fraqueza durante o exercício. Se há tempo para que haja uma refeição mais reforçada como a do café da manhã, é necessária que seja feita cerca de duas a quatro horas antes dos exercícios.
Para o pós-treino, nutricionistas orientam para que se tenha uma alimentação entre 30 e 60 minutos depois de fazer o exercício, possibilitando uma boa recuperação muscular. Como prioridade está o consumo de proteína, podendo ser incluso ou não o carboidrato.
Muitas vezes falta tempo para conseguir efetuar uma alimentação mais demorada e completa, por conta da rotina movimentada e dos afazeres diários de muitas pessoas. Portanto, para quem sofre com essa falta de tempo há a possibilidade de poder se alimentar com opções mais leves em um horário mais próximo ao que irá ocorrer a prática do exercício.

Opções rápidas para consumir no pré-treino:

• Sachês de shake
• Frutas secas
• Creme de abacate
• Salgado proteico
• Fruta com creme de amendoim
• Iogurte grego

Opções rápidas para o pós-treino:

• Porção de proteína com salada
• Sanduíche de pão sem glúten com recheio de frango ou atum
• Queijo (cottage)
• Ovos
• Iogurte com granola
• Omelete de claras

Vale salientar que é necessário se manter hidratado durante e após a atividade física. O mesmo pode ser feito com:

• Água
• Água saborizada
• Água de coco
• Isotônicos

É preciso saber que a alimentação pré-treino é importante e que a pós-treino possui valor igualmente, não devendo ser esquecida. Os nutrientes que precisam ser repostos com a alimentação ajudam a manter o rendimento e a alcançar o objetivo desejado, seja ele emagrecer ou ganhar massa muscular.
A Taquion salienta que é fundamental uma visita a um nutricionista, pois somente este profissional poderá formular uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades.

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