8 dicas para ter mais felicidade

8 dicas para ter mais felicidade

1. Mantenha um pensamento positivo


 Sabe aquela história de que acreditar já é meio caminho andado? É a mais pura verdade. Nosso cérebro precisa desse incentivo de que pode fazer determinada atividade para então fazer. Sejamos realistas, ninguém se empolga em fazer algo que acredita que não dará certo. Por isso, é importante sempre procurar o lado positivo em cada situação e não focar somente no que foi ruim, dessa forma, também somos capazes de enxergar o objetivo por trás desses momentos.



2. Seja gentil com outras pessoas, e principalmente com você


 É mais comum sermos gentis com os outros porque aprendemos que dessa forma a convivência em sociedade fica mais leve e simples. Mas e quanto a sermos gentis com nós mesmos? Esse ainda é um discurso recente, mas que aos poucos tem ganhado espaço (ainda bem). 

Reserve um tempo para si, para fazer atividades que lhe trazem alegria. Pode ser escutar uma música, tocar um instrumento, praticar uma atividade física ou tomar um banho pra relaxar. Permita se desligar de situações estressantes, por exemplo, se teve um desentendimento com um colega no trabalho, não vá para a casa repassando esse momento a cada segundo em sua mente, se desligue e espere pelo dia seguinte para resolver tudo com mais calma.

 Não se cobre tanto também. Se falhar em algum momento, reflita, absorva o aprendizado e siga em frente. Tenha sempre em mente que o seu melhor foi feito, com o conhecimento, experiência e disponibilidade que você tinha até ali.



3. Crie ambientes que te inspiram 


 É comprovado cientificamente que genética tem papel fundamental na felicidade das pessoas, mas o que fazer quando sua genética não colabora? Nesse caso, procure criar ambientes mais acolhedores e inspiradores para você. Normalmente passamos muito tempo no trabalho, é melhor tornar esse ambiente um lugar que você se sinta bem e goste de estar, porque muito do seu humor vem do ambiente. Lugares ao ar livre costumam ser melhores para nossa energia ficar lá em cima, mas se você trabalha em ambientes mais fechados como escritórios, tente personalizar sua mesa, com fotos, frases, flores e objetos que são a sua cara.



4. Tenha um pet


 Claro que eles estão na lista <3. Ter um animalzinho de estimação reduz o estresse, além de proporcionar melhorias em quadros de depressão e ansiedade. Os bichinhos são carinhosos, leais e companheiros, então se você tem um, dificilmente se sentirá sozinho. Estudos sugerem que ter um pet torna sua vida social mais simples, uma vez que eles chamam atenção das pessoas e geram conversas com facilidade. O assunto? Pets, claro!



5. Expresse sua gratidão


 Se você quer ter mais felicidade, ser grato é um simples hábito a ser cultivado. Identifique o que você é grato por ter ou ser e externalize isso. Gratidão é um exercício de foco e apreciação do presente, ao colocar em prática, diminuímos ansiedade e depressão, e criamos emoções positivas, como amor e contentamento. 



6. Não guarde mágoas, perdoe e siga em frente


 Sabemos como pode ser difícil perdoar alguém por ter feito algo (ou deixado de fazer), mas esse é um exercício necessário na busca por felicidade. Vamos dar ênfase na parte que PERDOAR É DIFERENTE DE ESQUECER, é preciso voltar no segundo item dessa lista e ser gentil com você. Reflita sobre o que aconteceu, absorva o aprendizado e siga em frente. Nada de prender ou alimentar coisas que não te fazem bem.

 Perdoar não é tirar a culpa de alguém ou fingir que nada aconteceu. No significado mais simples, perdão é tomar uma decisão consciente para deixar um sofrimento ir embora.


7. Pratique um exercício físico


 Você provavelmente já ouviu que bem-estar e exercícios físicos têm tudo a ver. Isso é verdade. Ao praticar exercícios liberamos endorfina, o hormônio do bem-estar. Mesmo em quantidade pequena, se exercitar no seu dia a dia traz melhorias consideráveis no humor.

 Encontre um esporte ou atividade que goste e pratique, em poucos dias você já poderá notar mudanças no seu humor. Você pode trocar de esporte sempre que quiser também.



8. Se alimente bem


 Podemos dizer que há uma receita para a felicidade (ou quase isso). Hábitos alimentares podem influenciar diretamente a função cerebral. Diversos alimentos possuem nutrientes necessários para que o cérebro produza neurotransmissores que se comunicam com as células nervosas, para assim transmitir sensações como o bem-estar. Alimentos com nutrientes como ômega 3, zinco e ferro são muito indicados.


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