Desmistificando o Yoga


Desmistificando o Yoga

Desmistificando o Yoga


  1. O Yoga não pode ser praticado por qualquer um


 Mito. Qualquer pessoa, com qualquer tipo físico, criança ou idosa, pode aproveitar os benefícios do yoga, pois essa prática é a busca por um estado de consciência. Nem sempre é necessário fazer todas posturas para praticar yoga e, respeito aos limites do seu corpo deve existir. Conhecer suas limitações é importante para conseguir superá-las.


  1. Yoga é o mesmo que meditação


Mito. É muito comum acharmos que yoga e meditação são a mesma coisa, isso acontece porque os dois estão intimamente relacionados. Mas explicando de maneira simples, a estabilidade interna, externa e mental fazem parte do yoga. Enquanto a meditação busca somente a estabilidade mental, que pode ser obtida por meio do yoga.

 

  1. O Yoga é muito parado


 Mito. Essa percepção talvez seja por conta da rotina corrida que geralmente temos. Estamos acostumados a querer atividades e resultados rápidos em diversos âmbitos, e quando nos deparamos com algo mais “tranquilo”, estranhamos. Mas o yoga não é tão “parado” como muitos pensam, possui posturas que exigem bastante concentração. Além do mais, durante as aulas buscamos manter a mente focada no presente, e isso é algo que não estamos acostumados. Estamos sempre pensando no passado ou futuro, então pode ter certeza que o esforço em manter os pensamentos no presente não te deixarão sentir-se desocupado, mudando o ponto de vista de que o yoga é muito parado, e ainda trazendo a calmaria que tanto precisamos.


  1. Não é preciso ser flexível para praticar Yoga


 Verdade. Ainda que as posturas exijam elasticidade e força, e você esteja cansado, estressado ou há muito tempo sem praticar exercícios físicos, seu corpo é o ponto de partida. E o yoga é sobre isso também, encontrar suas limitações para saber como superá-las. Aceitação, persistência e paciência são algumas das qualidades que ficam mais evidentes quando começamos a praticar yoga.  



  1. Quem tem problemas respiratórios não pode praticar


 Mito. Como dito anteriormente, o yoga pode ser praticado por qualquer pessoa e faz muito bem para todo mundo, especialmente para quem tem problemas respiratórios. 

 As técnicas respiratórias do yoga são muito utilizadas e recomendadas na reabilitação respiratória.


Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

Cadastre seu email / e receba ofertas e novidades